
Não adianta ter somente uma boa hospedagem para a sua loja virtual, também é preciso criar uma politica de prevenção de fraudes. Como trabalho com lojas virtuais em Magento, sempre passo essas dicas para os meus clientes e já conseguimos prevenir algumas fraudes.
De uma forma bem resumida, o Chargeback é quando o proprietário do Cartão de Crédito solicita o cancelamento da compra junto a administradora do Cartão, por não reconhecer a compra.
O chargeback ocorre pelos principais motivos:
- Roubo Cartão, quando o cartão utilizado é proveniente de roubo
- Erro de Processamento pelo banco
- Divergência de valores, quando é cobrado um valor e debitado outro
- “Má-fé”, quando o “fraudador” compra com a intenção de cancelar alegando roubou ou o não reconhecimento da compra
Para firmar contrato direto com as administradoras de cartão de crédito, é obrigatório que você aceite a condição de que quando houver contestação o prejuízo seja somente seu.
Como de prevenir seu E-Commerce de Chargeback?
Essas dicas são direcionadas para empresas de pequeno e médio porte, onde não há nenhuma politica de análise de crédito. Empresas com recursos disponíveis $$$, podem contratar empresas terceirizadas para fazer esse serviço, como a ClearSale e FControl.
Para empresas pequenas e médias, seguem algumas dicas que podem ajudar a prevenir o Chargeback:
- Verifique a origem do IP com o serviço grátis da ip-tracker.org.
Com ela você pode verificar se a compra foi feita com internet móvel (celulares), também é exibido o Estado e a Cidade de onde foi feita a compra. A maioria das fraudes são feitas de IPs de internet móvel e de IPs que estão fora do Brasil, utilizando Proxy, veja abaixo dois exemplos:
Eu não liberaria uma venda para esta consulta:

Aprovaria tranquilamente para esta:

- Faça uma consulta do CPF no site da Receita Federal, verifique se o nome corresponde ao mesmo utilizado na compra, muitas fraudes ocorrem de CPF que não existem.
Consulte pelo site: www.receita.fazenda.gov.br
- Ligue para o comprador
Faça perguntas como: Qual a Data de Nascimento do titular do Cartão? Peça para confirmar o CPF e Nome completo do Titular do Cartão, veja se o nome corresponde no site da Receita Federal e o nervosismo da pessoa, isso pode ajudar no momento de decidir entre liberar ou não uma transação.
- Peça para o cliente enviar documentos
Caso esteja com muita desconfiança, peça para o cliente enviar por e-mail, cópia da fatura do cartão de crédito, mostrando o endereço da fatura. Isso pode ajudar a confirmar o endereço de entrega. (Os clientes odeiam enviar documentos, faça somente se achar que vale a pena)
- Pesquise, Investigue e Pesquise um pouco mais
Além de consultar CPF, IP, você poderá pesquisar nas redes sociais utilizando o e-mail e telefone. As dicas que utilizei acima, são todas gratuítas e podem ajudar muito, mas você também poderá utilizar serviços como a CCFácil para fazer algumas consultas extras, porém o serviço é pago.
Ajudem a complementar essa lista deixando seu comentário e muito sucesso com a sua loja virtual.